quarta-feira, 6 de outubro de 2010

MEDO

Estou com medo. Sim, medo de mim, e da falsa humanidade em que me encontro. Hoje fazendo uma resenha para o meu irmão, percebi o quanto estou ruim. Lendo sobre a descolonização da África e da Ásia vi o quanto esses continentes, que ficaram pobres devido ao colonialismo e ao imperialismo, obtiveram uma falsa liberdade mediante o capitalismo dos EUA e o socialismo da URSS. Lutaram contra a pobreza, que existe visivelmente até hoje em decorrência das lutas e do império europeu, perderam milhares de pessoas. Na Índia houve um banho de sangue, onde crianças morreram abraçadas com suas mães.

Em um primeiro momento, fiquei então, atônita e revoltada, mas depois, assistindo o jogo no conforto de minha casa e de meu sofá, me vi esquecida do assunto.  Isso então me abalou. Como algo tão importante, como a vida humana, que está em declínio mediante a miséria nos países de terceiro mundo, pode ser facilmente esquecida mediante os confortos proporcionados pelo capitalismo? Porque algo tão importante se tornou tão banal? Como nós seres pensantes convivemos com isso a vida toda sem de fato nos questionarmos e nos importarmos com o assunto?

Estou com medo, e não só com medo de mim e da falsa humanidade, e sim com medo do futuro, do que posso vir a ser, do que o mundo em que me encontro pode sofrer, e de quantos semelhantes meus terão que morrer para talvez a situação mudar!

6 comentários:

  1. Ehhh minha cara Gabi...

    Eu tbm tenho medo, de mim, da humanidade.
    Hoje mesmo eu havia comentado sobre a capacidade das pessoas se acomodarem com as situações que nos deparamos todos os dias e, a falsa preocupação com a desigualdade que ocorre em nosso meio, que se limita em apenas preocupacões (deixando de lado as ações).
    A distração com os meios de entreterimento é um fato que ocorre não apenas com você, mas comigo, e com a maioria. Nos deparamos com uma sociedade cuja preocupação parece ser a de nos mostrar apenas um mundo ideal e futurístico, mas e os menos favorecidos? Ele não importam? Com o que se preocupa primeiramente? A desigualdade social ou um planejamento de construção de uma multinacional?

    Quando me deparo com um assunto de tamanha importância, me sinto impotente, revoltada. Mas acaba sendo esquecido no decorrer do dia, e acho que isso é o que frustra mais, saber que algo de interesse mundial acaba sendo um desinteresse ...

    Vc disse que eu gostaria desse post, acho q pelo comentario que fiz no blog do Filosofança...
    Realmente, isso é um assunto que me interessa e me faz querer fazer algo ou tentar, pelo menos, para que essa situação possa ser mudada...

    ResponderExcluir
  2. O problema é: Fazer o que? Se o maior capitalista de todos (EUA) vem fazendo isso a anos e nunca perde a força?

    O que fazer com a banalização dessas questões? que a cada minuto custa uma vida?

    ResponderExcluir
  3. Karakaaa velho... Essas perguntinhas são muito complexas, mas necessárias tbm...

    Fazer o que? Comer muito espinafre e tomar danoninho. (rs)
    Como vc mesma diz, a maior potência mundial, e uma das maiores causadoras de tantas desigualdades e confrontos no mundo...
    É complicado, nós duas comentando em blogs sobre o que fazer para mudar as concepções humanas perante a desumanidade.
    Isso enlouquece...

    ResponderExcluir
  4. http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u64.jhtm

    ResponderExcluir
  5. É, a loucura é um risco que mentes pensantes se propõem a toda hora.

    Pelo menos a gente está comentando né Pri, tudo surge de um comentário, de um debate, se torna prática e se fundamenta com ações. Vemos que somos seres que estamos tentando nos libertar disso, da ignorancia, assumo que não sou totalmente contra o capitalismo, mas sou contra a desumanização, isso é meio contraditório eu sei, mas estou trabalhando nisso.

    Estamos usando a internet, não só como meio antisocial, ou alienativo, mas também como troca de idéias, concpções, e outras coisas além.

    ResponderExcluir
  6. Se me permitem fazer um pequeno comentário nesta discurção, tava assistindo uns vídeos e achei esse vídeo aqui bem bacana, é uma simpática animação que mostra o ritmo maluco de consumo atual, e onde isso tudo vai nos levar...


    http://www.youtube.com/watch?v=jL_13S1GmT0

    ResponderExcluir